RETROSPECTIVA 2022 – Anitta conquista visibilidade mundial em ano de shows e efeitos virais

0
51

♪ RETROSPECTIVA 2022 – Acorda, Pedrinho! Falta pouco para 2022 chegar ao fim, mas o ano velho ficará eternizado na memória afetiva dos artistas que sobressaíram na música brasileira ao longo dos últimos 12 meses. Julio Maderada e Thiago Doidão, por exemplo, vão sempre lembrar de Tá na hora do Jair já ir embora, hit premonitório do ano.
Se Anitta conquistou enfim a visibilidade global que perseguia desde 2016 no embalo do estouro do reggaeton Envolver (2021) no mercado latino, a ponto de a artista carioca concorrer ao Grammy 2023 na categoria Revelação, a banda curitibana Jovem Dionísio apareceu para o Brasil a reboque do efeito viral da música Acorda, Pedrinho, lançada em março.
Xamã também viralizou com a música Malvadão 3 em ano em que os rappers consolidaram a adesão ao trap. João Gomes também consolidou a carreira na pisada do forró dos anos 2020.
Se Marília Mendonça (1995 – 2021) reinou postumamente nas paradas digitais enquanto a possível sucessora Ana Castela desbravou o território pop rural com a explosão de Pipoco, Jão e Liniker ampliaram os respectivos públicos em série de shows sempre lotados que fizeram os artistas se destacarem no ano do reencontro de artistas e público em apresentações presenciais.
No segmento da MPB, os octogenários Caetano Veloso e Milton Nascimento arrebanharam a arrebataram multidões com os respectivos shows Meu coco e A última sessão de música enquanto o também oitentão Gilberto Gil estreou na Europa com a família musical a turnê com que percorrerá o Brasil ao longo de 2023.
Já Simone e Zé Ramalho voltaram em forma ao disco com os álbuns Da gente e Ateu psicodélico. Em nichos específicos, as cantoras Áurea Martins e Leila Maria viveram momentos gloriosos com os respectivos álbuns Senhora das folhas e Ubuntu. No samba, as cantoras Maria Rita e Roberta Sá abriram a roda com shows calcados em sucessos do gênero.
Já Ludmilla viveu ano consagrador entre o pagode e o funk, com direito a um show digno de Palco Mundo no Rock in Rio, enquanto Gloria Groove ascendeu com o álbum Lady Leste, presente em todas as listas de melhores discos deste ano que acaba hoje com promessa de vida e muita música no coração dos brasileiros. Som na caixa para saudar a chegada de 2023!

Fonte: G1 Entretenimento