Hospital Estadual de Covid-19 dá alta para última paciente e fecha as portas após 16 meses de funcionamento

0
29

Leitos exclusivos para Covid-19 vêm sendo desmobilizados no estado desde setembro. Unidade funcionava em prédio alugado e com gestão terceirizada. Última paciente recebeu alta do Hospital de Campanha
Isac/Divulgação
O Hospital Estadual de Combate à Covid-19, em Palmas, está sendo desmobilizado após 16 meses de funcionamento. A última paciente internada na unidade recebeu alta nesta segunda-feira (27) após quase uma semana de internação. A unidade possuía 70 leitos exclusivos para pacientes com coronavírus, sendo dez Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
A desmobilização de leitos exclusivos para Covid-19 no estado vem acontecendo desde setembro, quando as UTIs do Hospital Regional de Porto Nacional foram transformadas em convencionais. No início de dezembro a ala do Hospital Geral de Gurupi também foi desmontada.
LEIA TAMBÉM
Tocantins confirma primeiro caso de infecção de Covid-19 pela variante ômicron
Segundo a secretaria de Estado da Saúde (SES), essa desmobilização ocorre devido à melhora dos índices da pandemia da Covid-19.
O Hospital Estadual de Combate à Covid-19 começou a funcionar em agosto de 2020 em um prédio alugado e com gestão terceirizada. Segundo o Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), responsável pelo atendimento, foram 1.696 internações desde a abertura.
“Foram grandes desafios nesses meses de funcionamento, mas também foi um período de muito aprendizado e alegrias por cada paciente que recebeu alta. O sentimento que nos envolve nesse momento é de missão cumprida”, disse a diretora-geral da unidade, Cynthia Rosa.
Com este novo fechamento, segundo os dados do portal Integra Saúde, da Secretaria de Saúde do Tocantins (SES), o estado deixa de ter leitos de UTI Covid sob a gestão rede pública estadual em Palmas.
Os leitos de terapia intensiva disponíveis na Capital são contratados em unidades particulares pelo governo e pelo município. O mesmo acontece em Araguaína, no norte do estado.
Os únicos leitos de UTI Covid-19 operacionalizados pelo governo estadual agora são nos hospitais regionais de Augustinópolis e Gurupi.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins