Fiscais encontram vacinas e medicamentos veterinários descartados em matagal de Gurupi

0
47

Foram localizados pelo menos 100 quilos de produtos, incluindo até hormônios. Fiscais afirmaram que havia risco biológico e foi configurado crime ambiental. Medicamentos e vacinas de uso veterinário são encontrados em área ambiental
Vacinas e medicamentos veterinários foram descartados de forma irregular em uma área de proteção no Jardim América em Gurupi, no sul do estado. Foi uma denúncia que levou os órgãos de fiscalização até o local. Foram encontrados pelo menos 100 quilos de produtos, incluindo até hormônios.
A Secretaria Municipal Meio Ambiente fez vistoria pra identificar o nível de risco ambiental. “Identificamos os crimes ambientais de poluição e de colocar o meio ambiente em risco por expor materiais que oferecem risco biológico, como a vacina de brucelose”, explicou o Diego Rocha, diretor de meio ambiente.
O descarte irregular foi descoberto depois que um morador encontrou os frascos de vacina no meio da rua. A denúncia chegou primeiro na Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), que notificou o município para realizar o recolhimento. A Polícia Militar Ambiental também participou da ação.
O material foi periciado e amostras recolhidas. Os peritos verificaram que os produtos estavam vencidos e registraram os números dos lotes para rastrear a origem das vacinas e dos medicamentos.
Medicamentos e vacinas vencidos foram encontrados em área verde de Gurupi
Reprodução/TV Anhanguera
O lugar onde os materiais foram encontrados é uma área que se transformou em um depósito clandestino de lixo. A poucos metros fica um córrego e uma rua próxima é utilizada pelos moradores para prática de caminhada.
O responsável pelo descarte irregular pode responder por crime ambiental e contra segurança agropecuária, além de ser multado. Segundo a Adapec, a destinação correta desses produtos vencidos, no caso de lojistas, são os laboratórios que realizam o recolhimento.
Se for produtor rural é necessário procurar as casas agropecuárias ou empresas especializadas na coleta. A Secretaria de Meio Ambiente recolheu todos os produtos e deve acionar uma empresa especializada em incineração de resíduos médicos perigosos.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins