Agendamento para emissão do novo RG poderá ser feito diariamente pela internet; saiba como acessar

0
3

Instituto de Identificação liberou o serviço para facilitar o atendimento do público em Palmas. No interior, o interessado deve ir até um dos núcleos do órgão. Carteira de Identidade Nacional, novo RG
Divulgação
O agendamento para solicitar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) foi liberado para ser feito diariamente pelo site do Instituto de Identificação. O atendimento é feito em pontos a serem escolhidos pelo interessado.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Desde a liberação para o novo documento, os agendamento só eram liberados somente às sextas-feiras. Mas segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a mudança vai facilitar o acesso dos cidadãos ao serviço.
Atendimento está sendo ofertado em quatro pontos de Palmas
Larissa Mendes/Governo do Tocantins
Para agendar o serviço, o interessado precisa acessar o site do Instituto de Identificação, clicar em ‘agendar atendimento’ e preencher os campos pedidos na página com os dados pessoais. O atendimento é liberado a partir das 9h.
Clique aqui para agendar.
Segundo a SSP, como a sede do instituto está em reforma e o atendimento ao público foi distribuído entre diferente órgãos até a conclusão da obra. Por isso, no agendamento online, a pessoa poderá escolher em qual local vai solicitar a emissão.
Confira os locais de atendimento:
Detran na ACSU NO 50 (401 N);
Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Praça dos Girassóis);
Resolve Palmas (Taquaralto);
1ª Central de Atendimento da Polícia Civil (ACSU SO 120 – 1.201 S).
A diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro Tonon explicou que para casos emergenciais que não conseguirem o agendamento serão analisados pela diretoria e encaixados para o pronto atendimento.
Para quem mora no interior, não há a necessidade de fazer agendamento do atendimento pela internet. O interessado deve ir atpe um dos núcleos de identificação portando originais e cópias de certidão de nascimento ou de casamento, e comprovante de inscrição no CPF.
LEIA TAMBÉM:
Novo RG começa a ser emitido no Tocantins nesta semana; Veja como fazer
Sem pressa: prazo para fazer a troca para novo RG vai até 2032, diz SSP
Novidades
O novo RG começou a ser emitido no Tocantins nem janeiro deste ano. Mas não é preciso pressa. A troca do documento de identificação poderá ser feita até o ano de 2032.
O documento possui novidades como o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um QR Code para facilitar a identificação e dar acesso à versão digital do documento de identificação.
Também possui a inclusão de uma área específica no documento, a Machine Readable Zone (MRZ), que dará a possibilidade de utilização como documento de viagem, desde que haja acordo entre países, conforme a SSP.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins