Mototaxistas de Araguaína aguardam há cerca de cinco meses a emissão de CNH

0
66

Muitos dos mototaxistas renovaram a CNH em setembro, mas até hoje circulam pela cidade sem o documento de habilitação. Demora na emissão da CNH deixa mototaxistas indignados com a espera
Mototaxistas de Araguaína, norte do Tocantins, aguardam há cerca de cinco meses pela emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Muitos dos profissionais renovaram a carteira em setembro, mas até hoje estão circulando pela cidade sem o documento.
O prazo médio para receber o documento é de 30 dias. A demora causa indignação e medo de receber multa e até ter o veículo apreendido.
O mototaxista Francisco Adriano está nessa situação. “Eu vim aqui umas 10 vezes. Por que eles não falaram logo: ‘Olha rapaz, vamos reunir vocês e vocês venham aqui só quando a gente ligar’. Desde setembro estou esperando a carteira. Aí a pessoa fica indignada com isso”.
A cada cinco anos, os mototaxistas precisam passar por uma capacitação na hora de renovar a CNH. Trata-se de um curso de reciclagem do profissional que trabalha com a atividade remunerada no trânsito. Cerca dos 18 profissionais que passaram por esse processo recentemente, não receberam a carteira.
Sem CNH, mototaxistas temem serem multados ou terem moto apreendida
Reprodução/TV Anhanguera
Mesmo sem portar CNH, os mototaxistas estão trabalhando, mas preocupados. Se forem abordados pela fiscalização, podem ser multados e terem a moto apreendida.
“Não está tendo a fiscalização pesada, mas quando a gente vai para a BR, se a PRF nos parar, eles vão ter que nos multar porque a habilitação não chega. Outra coisa, toda vez que a gente vem no Detran, eles têm uma desculpa que a habilitação não chegou ainda. Nós somos profissionais, nós necessitamos da nossa CNH para exercer a nossa profissão”, disse o mototaxista Welton Gomes.
A cooperativa de mototaxistas de Araguaína está acompanhando e cobrando providências. O presidente Deusivan Alves disse que até a semana passada, os processos ainda estavam na 1ª Ciretran em Araguaína.
“Verificamos que os processos deles estavam parados aqui na Ciretran de Araguaína, nem sequer haviam sido encaminhados para o Detran de Palmas. Graças a uma portaria, muitos deles foram beneficiados com mais um ano de prorrogação, mas aqueles que não foram beneficiados com a prorrogação, infelizmente estão trabalhando de forma irregular aguardando essa habilitação que não chega”,
Segundo o Detran, a CNH está sendo emitida normalmente nas unidades do órgão, mas que o sistema de informática está em adaptação para atender a emissão do documento e a solicitação de alteração de dados para inserção de cursos. O Detran não disse quanto tempo ainda vai demorar essa atualização do sistema.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins